sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Porquê Árvores?





Mais de 80% das florestas que cobriam originalmente a Terra foram perdidas ou degradadas. Somente entre 1980 e 1990, a América Latina perdeu 62 milhões de hectares (6%) de suas florestas naturais, o que representou a maior perda do mundo nesses anos, com mais 5,8 milhões de hectares perdidos por ano entre 1990 e 1995. Apesar dos esforços para reverter essa tendência, o desmatamento continua a uma taxa alarmante a cada ano, principalmente na África, América Latina e Ásia/Pacífico. (Fonte: UNEP)

E por que as árvores são tão importantes? Não é um segredo que as árvores ajudam o meio ambiente, mas talvez os benefícios decorrentes do plantio de árvores não sejam totalmente conhecidos.

Árvores e o meio ambiente

Da perspectiva ambiental, as árvores são fundamentais para muitos processos que tornam possível a vida na Terra.

Segundo o UNEP (Programa das Nações Unidas para o Ambiente), as árvores são elementos fundamentais de vários sistemas naturais. Elas conservam o solo e a água, controlam as avalanches, evitam a desertificação, protegem as áreas costeiras e estabilizam as dunas de areias. As florestas abrigam aproximadamente 90% da vida terrestre e são centros vitais da biodiversidade no solo. (Fonte: Campanha de plantação de um bilhão de árvores do UNEP)

As árvores e as pessoas

As pessoas de todo o mundo dependem das árvores para sua sobrevivência. Quase trezentas milhões de pessoas moram em florestas e dependem das árvores para obtenção de madeira, remédios e comida. Outras 1,6 bilhões de pessoas dependem das árvores e florestas para sua subsistência e como fonte de renda. (Fonte: FAO)

Além disso, as árvores são vitais para a produtividade da agricultura. As árvores não somente ajudam a melhorar a qualidade do solo como também atraem os animais essenciais para a polinização, dispersão de sementes e germinação. (Fonte: World Agroforestry Centre)

Árvores e a economia

Os setores relacionados à silvicultura geraram aproximadamente US$ 500 bilhões em 2006. Além disso, US$ 189 bilhões foram produzidos por meio do comércio global de produtos primários de madeira. (Fonte: FAO)

As economias verdes focam, cada vez mais, na agrosilvicultura, uma abordagem que integra as árvores aos sistemas agrícolas para um uso mais sustentável da terra, e em outras atividades econômicas sustentáveis.

Sem comentários:

Enviar um comentário