sexta-feira, 8 de janeiro de 2010


LIONS CLUBE DO MONTIJO

Abertura do Concurso para atribuição de Bolsas de Estudo

Entre os dias 4 de Janeiro e 5 de Fevereiro, os estudantes que frequentam estabelecimentos de Ensino superior poderão candidatar-se às Bolsas de Estudo. Deverão preencher um impresso próprio do Clube, que pode ser levantado na Junta de Freguesia do Montijo.

Os interessados deverão reunir as seguintes condições:

a) Residir no concelho do Montijo.

b) Ter obtido aproveitamento escolar no último ano lectivo.

c) Não possuir já habilitação ou curso de nível equivalente àquele que actualmente frequentam.

As candidaturas devem ser acompanhadas dos seguintes documentos:

a) Fotocópia do Bilhete de Identidade

b) Atestado de residência, com indicação da composição do agregado familiar

c) Fotocópia do I.R.S. do ano anterior

d) Eventuais rendimentos não incluídos no I.R.S.

e) Declaração do estabelecimento de ensino, comprovativo do aproveitamento escolar do último ano lectivo

f) Declaração de matrícula no ano lectivo a que a bolsa de estudo se refere

Os documentos poderão ser entregues na Junta de Freguesia do Montijo ou enviados pelo correio para a sede do Clube:

Lions Clube do Montijo

Rua da Indústria Corticeira, 46

2870-281 MONTIJO

Maria Teresa Correia Leite

Presidente do Lions Clube do Montijo 2009-2010

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Mês de Consciencialização sobre o Glaucoma




A leitura do artigo que se segue mostra-nos a importância da consulta de rotina de oftalmologia, em especial quando há antecedentes familiares patogénicos ou mesmo quando a idade o aconselha como é referido no artigo.
Este é o mês de alerta para este problema que é de todos os dias e que pode ser de qualquer um, daí a importância da sua prevenção visto que é uma doença sem manifestações indicadoras, sem cura e que leva à cegueira...evitável.
Leia o artigo e previna-se.
Comunique aos seus amigos e familiares. Divulgue, não custa nada.

GLAUCOMA

O glaucoma é uma das principais causas de cegueira em Portugal, sobretudo nas pessoas mais idosas. Felizmente, a perda de visão provocada pelo glaucoma é evitável, se detectada a tempo.

O glaucoma é uma doença do nervo óptico em que este é afectado pelo aumento de pressão intra ocular, diminuição da irrigação e outros factores acessórios. Estas alterações provocam uma típica perca do campo visual assim como alterações macroscópicas do nervo óptico (escavação) que ajudam a definir esta doença.

A alteração mais sugestiva de glaucoma são as perturbações no campo visual já que pode existir glaucoma com Pressão intra-ocular “ normal ” (abaixo de 21 mmHg) ou escavação do nervo óptico grande sem glaucoma . Entende-se por escavação, zona do nervo óptico que não tem fibras nervosas.

Existem basicamente 2 tipos de glaucoma:

Glaucoma crónico de ângulo aberto

É sem duvida o mais comum (90%) e resulta da perca de eficiência da zona de escoamento do humor aquoso . Este transtorno vai originar um aumento da pressão intra-ocular com consequente lesão do nervo óptico. A lesão evolui lentamente e é indolor.

Glaucoma agudo do ângulo fechado

Bloqueamento súbito da zona de escoamento com aumento importante da pressão intra-ocular ( > 45 mHgm ) e provocando visão turva, dores de cabeça, dor ocular interna, auréolas com cores, náuseas e vómitos, olho vermelho, etc. Constitui uma emergência em oftalmologia o tratamento dum ataque de glaucoma agudo .
O habitual glaucoma crónico, o mais frequente, pode passar despercebido pelo doente. Infelizmente não dá dor, diminuição da acuidade visual inicialmente e quando o doente se apercebe que algo não está bem, então é porque a doença já está muito avançada.

Por estas razões torna-se imperativo um diagnóstico precoce afim de evitar uma perca de visão que é perfeitamente evitável. Assim, torna-se mandatório, a partir dos 40 anos, na consulta de oftalmologia, medir a pressão intra ocular (tonometria), avaliar o nervo óptico (oftalmoscopia), inspeccionar o ângulo de drenagem doolho (gonioscopia).


Sempre que existe suspeita , outros exames são importantes:

» Campos visuais

» Tomografia do Nervo Óptico

No tratamento do glaucoma é sempre necessário não esquecer que:

* As lesões já existentes não podem ser revertidas.

* O tratamento existente actualmente é muito eficaz e destina-se a prevenir ou deter a evolução de lesões glaumatosas.

* O tratamento é crónico, isto é, para toda a vida, só o oftalmologista pode interromper ou mudar a terapêutica (nunca fazer por iniciativa própria).

* O fundamento do tratamento do glaucoma consiste em baixar a pressão intraocular. A maioria dos doentes consegue baixar a pressão intra ocular apenas usando colírios. Se esta situação falhar é possível fazer laserterapia - trabeculoplastia, no glaucoma de ângulo aberto, ou iridotomia, no glaucoma de ângulo fechado.

Uma outra alternativa de tratamento é a cirurgia:

Trabeculectomia - Criação de uma nova saída do humor aquoso com o objectivo de baixar a pressão intra ocular. Embora as complicações da cirurgia moderna raramente sejam graves, elas podem ocorrer, assim como em qualquer intervenção cirúrgica . Por esta razão, a cirurgia está indicada quando o risco de lesões do nervo óptico provocadas pelo glaucoma, é maior que o risco cirúrgico.

Conclusão

Devido a esta doença provocar cegueira, que é evitável, e não dar sintomas nas fases iniciais, o tratamento é mais eficaz nas fases precoces.

Vá ao oftalmologista cada 1-2 anos se:
» Tiver mais de 39 anos.
» Algum familiar tem glaucoma.
» Tem miopia.
» For de origem Africana.
» Já sofreu alguma lesão ocular grave.
» Toma medicamentos, ansiolíticos, tranquilizantes, corticoesteroides.
» Sofre de doença cardio-vascular.

* Se tem Glaucoma não se esqueça:

Nunca interrompa o tratamento sem ordem do oftalmologista.
O tratamento é crónico, é para sempre.

http://medicosdeportugal.saude.sapo.pt/action/2/cnt_id/650/?textpage=2

Fonte: Centro de Oftalmologia do Algarve

Entrevista na Revista da Câmara Municipal do Montijo


Clique nas imagem para poder visualizar melhor.
Acedendo ao nosso pedido de dar a conhecer à comunidade, com mais visibilidade, a acção do Lions Clube do Montijo, a Senhora Presidente da Câmara, Dra. Maria Amélia Antunes, cumpriu com o prometido no início do Ano Lionístico e foi-nos então proporcionada uma entrevista.
Foi divulgada na revista de Dezembro e nela pensamos ter divulgado de forma muito positiva, mas realista, a actividade do Lions Clube do Montijo, realçando as actividades mais emblemáticas, mostrando igualmente os problemas com os quais a nossa acção se confronta na comunidade.
Acreditamos que nossa imagem saiu valorizada e toda a comunidade sabe quem são os Lions e o que fazem.
O nosso agradecimento à Câmara Municipal do Montijo.

O MENINO QUE CONSERTOU O MUNDO


UM DESEJO PARA 2010.