domingo, 28 de novembro de 2010

FÓRUM LUSO-BRASILEIRO





Lisboa, 19 de Novembro de 2010

Assunto: Fórum Luso-Brasileiro

Caros (as) Companheiros (as),

Após alguns anos de interregno, a Assessoria do Fórum Luso-Brasileiro envidou todos os esforços para levar a efeito tal evento no presente Ano Lionístico. Para tanto, foram estabelecidos contactos com a organização no país irmão e após várias consultas e acerto de pormenores, foram agendados os dias 7 e 8 de Janeiro de 2011 para a realização do Fórum.

O ponto de encontro entre os Lions dos dois países irmãos decorrerá na cidade de Fortaleza – a capital brasileira mais próxima da Europa e que tem no seu lema (presente no brasão) a palavra latina "Fortitudine", que em português significa: "força, valor, coragem".

Os Companheiros estão a desenvolver todos os esforços para proporcionar uma boa recepção e estadia aos Lions do DM-115 que se deslocam a Fortaleza, assim como na preparação dos trabalhos e tema do Fórum. Oportunamente, a “ordem de trabalhos” será apresentada e divulgada.

Em anexo, junta-se o programa da Comitiva do DM-115 para a deslocação até Fortaleza e que contempla dois programas de viagem.

Agradecendo uma divulgação imediata da realização do Fórum Luso-Brasileiro, apresento as melhores Saudações Lionísticas.

CL José Manuel Russo

Assessor Fórum Luso-Brasileiro

Director do Programa MIT-Portugal no Lions Clube do Montijo


Para nos falar sobre o programa MIT-Portugal, tivemos o privilégio de ter a presença, no Lions Clube do Montijo, do Professor Paulo Ferrão, Director do Programa.
Estiveram connosco inúmeros convidados e companheiros deste Clube e do nosso Clube padrinho, o Lions Clube de Setúbal.
Num ambiente informal, o Professora Paulo Ferrão dialogou com os presentes sobre a história da implementação do Programa e os seus principais objectivos e estratégias , tendo referido as quatro principais vertentes: OS SISTEMAS DE BIOENGENHARIA, O PROJECTO DE ENGENHARIA E MANUFACTURA AVANÇADOS, OS SISTEMAS SUSTENTÁVEIS DE ENGENHARIA E OS SISTEMAS DE TRANSPORTES.
Alertou para a importância da incorporação de valores de cidadania e de novos comportamentos, de modo a criar uma gestão urbana que permita um crescimento sustentável..
Na sua apresentação enunciou duas perspectivas de crescimento para os países ocidentais, face aos tipos de comportamentos expectáveis dos países asiáticos, nomeadamente a China.
Na sua intervenção voltou a colocar ênfase na importância da educação e implementação de uma cultura de valores em direcção a uma sociedade onde se desejam alterações de comportamentos, com focagem na cidadania, onde o consumo seja encarado apenas na óptica da necessidade absoluta.
O nosso obrigada ao Professor Paulo Ferrão pelas informações que de forma tão objectiva nos transmitiu e também pelo alerta que nos deixou.
Consultar www.mitportugal.com