terça-feira, 15 de junho de 2010

Salvar o planeta com pequenos gestos está ao alcance de todos

Museu da Ciência da UC realiza colóquio "O Desperdício dos Desperdícios" dia 16 de Junho

José Xavier, do Instituto do Mar da UC, vai abrir o  colóquio para falar da importância da gestão da pesca
José Xavier, do Instituto do Mar da UC, vai abrir o colóquio para falar da importância da gestão da pesca
O que podemos fazer no nosso dia-a-dia para ajudar a preservar os recursos naturais? Como é que as entidades oficiais tratam o lixo que produzimos? E o que é feito para minimizar o impacto destes resíduos no ambiente? Eis algumas das questões que estarão em destaque no Museu da Ciência da Universidade de Coimbra (UC), no próximo dia 16 de Junho, num colóquio que promete elucidar para a importância da sustentabilidade do planeta.

O desafio lançado aos participantes nesta iniciativa denominada "O Desperdício dos Desperdícios" é salvar o planeta com pequenos gestos, pelo que vão ser dados a conhecer algumas dicas que poderão contribuir para um mundo melhor.

A abrir o programa do colóquio, pelas 15h00, o investigador José Xavier, do Instituto do Mar da UC, vai explicar que perigos correm hoje os oceanos e revelar o que pode ser feito para se garantir a sua sustentabilidade. "O peixe é um elemento essencial para uma dieta equilibrada, mas está a ser cada vez mais difícil apanhá-lo. Temos de ir mais longe e mais fundo para o encontrarmos. Temos de perceber que quando tomamos uma decisão tão simples como a de escolher um peixe para comer, estamos a influenciar a gestão da nossa pesca", explica o investigador.

Depois de uma incursão pela preservação dos oceanos, será a vez de António Veiga Simão, director do Departamento do Ambiente da Câmara Municipal de Coimbra, revelar o que é que a autarquia está a fazer para garantir o tratamento dos resíduos produzidos no concelho.

APPACDM de Coimbra dá exemplo

A  APPACDM foi a primeira instituição em Coimbra a legalizar-se para a  recolha de óleos alimentares usados
A APPACDM foi a primeira instituição em Coimbra a legalizar-se para a recolha de óleos alimentares usados
O programa prosseguirá com Helena Albuquerque, da Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) de Coimbra, que vai mostrar como esta entidade pode ajudar os cidadãos e as empresas a serem mais amigos do ambiente. "A APPACDM foi a primeira instituição em Coimbra que se legalizou junto do Ministério do Ambiente para a recolha de óleos alimentares usados”, refere, acrescentando que actualmente dispõem de uma rede de recolha que abrange todas as cantinas universitárias e dos politécnicos, escolas básicas e secundárias, hospitais, clínicas, restaurantes e outras empresas e instituições.

“O trabalho é feito por jovens com deficiência mental que recebem o seu ordenado. Simultaneamente, reciclamos outros materiais entre os quais tinteiros e tonners relativamente aos quais temos também uma rede extensa de recolha", avança a responsável.

Mas porque um bom exemplo não basta para se assegurar a preservação do planeta, Raul Henriques, do projecto "Limpar Portugal", vai também explicar no Museu da Ciência como é possível mobilizar todo um país para uma iniciativa em prol do ambiente. "O sentido de cidadania está adormecido, mas não morreu", reconhece Raul Henriques.

O colóquio "O Desperdício dos Desperdícios" contará ainda com a intervenção de Adelaide Chichorro, da Quercus, que dará alguns conselhos para se salvar o planeta através de pequenos gestos do quotidiano.
In Ciência Hoje