segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Presença do LC do Montijo na Formação GMT e GLT em Setúbal

O Lions Clube do Montijo esteve representado nesta reunião de formação pelo seu Presidente e Secretária e ainda mais alguns companheiros.
O coordenador do GMT (Global Membership Team), Companheiro Jaime Ribeiro deu inicio à formação com a explicação sobre o aparecimento em 2008 destas equipas, tendo vindo a substituir o antigo ACEL.
Explicou em seguida os objectivos traçados para os Clubes Lions, os quais se resumem na criação de uma equipa de 3 elementos, em cada clube, com funções bem delineadas, eleitos rotativamente, pelos companheiros do Clube, por 3 anos.
Apresentaremos brevemente um documento onde estarão explícitas as funções e o modo de articulação com as estruturas lionísticas.
Terminada esta apresentação, interveio a Companheira Gabriela Fernandes, Coordenadora do GLT (Global Leadership Team) que começou por escolher uma das inúmeras definições de liderança- Liderar é mobilizar as ações e os esforços de todos para alcançar objectivos comuns.
Passou à apresentação da estrutura nacional lionística e de seguida às funções dos Presidentes, Secretáros e Tesoureiros dos clubes.
Ambos os formadores deram enfase ao cabal aproveitamento do que é disponibilizado nos sites internacional e nacional, explicando o seu acesso (www.lionsclubs.org e www.lionsclubes.pt)
e em seguida foram apresentada as características que devem ter todos os líderes, assim como algumas regras fundamentais a ter em conta no exercício da liderança, lembrando que a verdadeira liderança deve ser em benefício dos seus seguidores, e não para o enriquecimento dos seus líderes, citando Robert Townsend.
O Companheiro Jaime Ribeiro chamou a atenção para o fato de muitos dos Clubes Lions terem excelentes conhecedores de assuntos ligados com a liderança, no entanto lembrou o "gap" existente entre o que as pessoas sabem e o que fazem. É necessário passar à prática!
Chamou a atenção para o blog do Lions Clube de Setúbal, onde poderão encontrar muita da formação dada por Lions Internacional, assim como os assuntos ligados à formação dada.
Terminou a manhã com um agradecimento da Presidente do Lions Clube de Setúbal e a indicação de algumas actividades:
- Concerto no dia 20 de dezembro, no Clube Setubalense, às 18h30, cujos bilhetes podem já ser adquiridos
- Palestra sobre a importância do brinquedo na educação da criança, da escola superior de educação de setúbal, por Maria Solé, no dia 16 de dezembro, pelas 17h30.

Assembleia com Palestra


Tema da Palestra
Abordagem do doente com diabetes tipo 2
No passado dia 18, a Dra. Patrícia Quintas e o Dr. José Cabrita tiveram a gentileza de aceder ao nosso pedido para dinamizarem no clube uma actividade dedicada à diabetes. Escolheram um dos temas que geralmente  preocupam as pessoas "A diabetes tipo 2".
A assembleia decorreu com um jantar muito participado, onde o convívio foi uma constante e no final foi então feita a apresentação.
Os presentes mostraram o seu interesse tendo sido colocadas várias questões pertinentes, as quais foram esclarecidas pelos palestrantes.
No mesmo jantar foi ainda entregue ao nosso Companheiro Nuno Ferrão um "chevron" relativo ao seu apadrinhamento de três novos sócios no ano transacto.