domingo, 29 de novembro de 2009

Palestra - "A Educação dos Filhos no Século XXI"


Palestra “A Educação dos Filhos no Século XXI”
Decorreu na passada 6ªfeira, dia 27, a Assembleia do Lions Clube do Montijo com uma palestra cujo tema, “A Educação dos Filhos no Século XXI”, foi muito inteligentemente acrescentada, pela oradora, com o subtema “Relações e Ralações Familiares”.
Teve como objectivo desmistificar os tipos de pais e verificar o que está ou não na moda nas relações familiares.
Foi uma sessão muito dinâmica, com a intervenção recíproca entre participantes e oradora, até se chegar a um trevo familiar entre filhos, pais e avós, sendo que é patente e normal haver um conflito de gerações.
Alguns dos participantes manifestaram a sua preocupação pela falta de educação para a autonomia, não manifestando muitos dos pais, rigor e autoridade na educação dos filhos.
Será importante que as famílias convivam de forma “democrática”, respeitando as diferenças, a individualidade, facilitando a autonomia e a liberdade, dizendo não quando é necessário, respeitando, amando de forma espontânea e abrindo assim o caminho para a responsabilidade dentro da própria família.
Como conclusão foi realçada a importância de “EDUCAR A CONFLITUAR” e “APRENDER PELA EXPERIÊNCIA”.
A finalizar a oradora recomendou algumas leituras:
“Um bom pai diz não” – Asha Philips
“Educar os Filhos” – Aldo Naouri
Colecção de livros – Mário Cordeiro
A Dra. Carla Albano é licenciada em Psicologia Clínica (ISPA), Mestre em Psicopatologia e Psicologia Clínica (ISPA), membro fundador da Associação Portuguesa de Psicanálise e Psicoterapia Psicanalítica e realiza actualmente a sua formação em Psicanálise.
Exerce clínica privada (crianças e adultos) nos seus consultórios em Lisboa e Montijo.

1 comentário:

  1. Dois comentarios:
    Primeiro para dizer que gostei de ter participado nesta palestra sobre Pais , Filhos e Avós. Na verdade falar deste assuntos é falar de de Lideranças. E isso , como sabe interessa-me !
    Segundo, para vos filicitar pela iniciativa desta palestras. è uma excelente forma de servir PARABENS !

    ResponderEliminar