quarta-feira, 30 de junho de 2010

Transmissão de Funções


24 de Junho de 2010

Assembleia de Jantar - Transmissão de Funções


Estamos a terminar mais um ano de actividade, o 18º. Foi grande a responsabilidade havida até agora no encaminhamento de um Clube que já foi jovem, mas que soube aprender de fontes seguras o caminho a trilhar, sem se desviar do seu real objectivo. Maior será a responsabilidade, agora que atingiu a maioridade. Como é costume dizer-se “filhos criados, trabalhos dobrados”.

Foi um ano em que criei algumas expectativas, não muito ambiciosas, mas cautelosas, sabendo o que me esperava, o caminho que iria encontrar.

Referi no Boletim que não iria relatar, como é hábito fazer-se em final de mandato, as actividades realizadas, realçando sim o que não correu tão bem e por isso ficou por fazer. Será um indicador para quem nos segue.

No entanto, não posso deixar de dar o devido realce a alguns pontos altos, sem os pormenorizar, pois creio que o que corre bem, a todos o devemos, e por isso temos a responsabilidade de lhes dar continuidade. Refiro-me aos rastreios efectuados:

- rastreio visual realizado nas escolas do 1º Ciclo (alunos do 1º ano)

- rastreio auditivo na comunidade

- rastreio oral na comunidade

- 2 colheitas de sangue na comunidade

- participação na Semana de Educação para a Saúde na Escola D. Pedro Varela, com rastreios auditivos e orais, a uma população escolar que ronda os 1000 alunos

(com os rastreios realizados nos 1º e 2º Ciclos cremos ter abrangido todo o concelho)

- divulgação ampla através do boletim, do blog (a todos os CCLL e Dirigentes Lionísticos) e de artigos na comunicação social local.

Muito mais havia a dizer, mas para quem estiver interessado poderá, nem que seja pela primeira vez, visitar o blog do Lions Clube do Montijo e quem sabe, talvez fique interessado em dar o seu contributo. Sim, é com o contributo de cada um, por pequeno que seja, que se constrói A OBRA.

Gostaria ainda de lembrar o principal objectivo que tracei no início do ano, estancar a sangria que grassava no Clube. Consegui, com a ajuda de todos e de alguns companheiros de outros Clubes e amigos que quiseram dar o testemunho dos seus conhecimentos no seio do Clube, motivando assim a presença e o interesse. Foi muito gratificante ter atingido esta meta. No entanto, apesar da arte da motivação e de todas as estratégias que aprendi e que preenchem alguns compêndios, continuo a sentir que a motivação tem de nascer dentro de nós.

Aprendi muito com os companheiros doutros Clubes, com os cargos que desempenhei e com a motivação que até aqui tenho conseguido. Sinto alguma frustração quando os meus pares assim não sentem, mas temos que respeitar a individualidade de cada um, mantendo meus os princípios que considero estarem certos, até prova em contrário.

Sozinha pouco faria e por isso quero manifestar a minha gratidão à Junta de Freguesia do Montijo, à Câmara Municipal do Montijo, parceiros autárquicos que trabalharam como facilitadores do nosso trabalho. A todos os Companheiros e Companheiras pela presença nas assembleias de trabalho e nas assembleias-gerais, bem como no trabalho desenvolvido nas comissões criadas, à nossa Presidente de Região que se ocupou de alguns pormenores que tornaram mais estéticas e harmoniosas as nossas reuniões.

Um parêntesis especial para homenagear os nossos Companheiros Sarreira Lopes e Joaquim Caeiro que há 10 anos percorrem todas as escolas do concelho, acompanhando o técnico da APPV, no rastreio visual. Obrigada em meu nome, do Clube e da comunidade.

Agradeço à nossa Directora Social o trabalho que exemplarmente fez, apesar do trabalho acrescido inerente a uma família numerosa.

Ao nosso tesoureiro, o meu agradecimento pelo acerto pontual de todas as contas, sempre elogiado em todas as reuniões a que estive presente, mesmo em anos passados.

Deixo para o fim, propositadamente, a nossa Secretária para quem não encontro palavras de agradecimento neste ano tão difícil a nível pessoal e familiar, mas que superou sempre com a sua habitual responsabilidade, espírito de compreensão e tolerância. Teve sempre uma palavra amiga, um conselho sábio, uma cooperação difícil de encontrar nos dias que correm, mas que eu já conhecia de há longa data e que mais uma vez tive o prazer de confirmar. O meu sincero obrigada pela amizade com que me quis brindar.

E assim termino, não sem antes desejar ao CL Nuno Ferrão e à sua Direcção as maiores felicidades neste ano que terá início no dia 1 de Julho próximo.

Obrigada

CL Teresa Leite

2 comentários:

  1. Mesmo não fazendo parte dos CL, sempre fui seguidora assídua do blog por si criado, Drª Teresa Leite.
    Pois é, com muita pena, que vejo essa transmissão de funções. Não porque tenha algo, contra aos novos mais novos e recentes elementos, note-se. Mas, porque considero, que a Drª Teresa Leite, ainda tem muito para dar em prol, desta comunidade Montijense.
    Bem-haja!
    Fico è espera de um outro contributo seu.
    Cordialmente,
    Célia Fonseca

    ResponderEliminar
  2. Best regard from a Belgium Lions, More and more good actions with the new comity .
    Louisette LC Mons Belian
    http://swimmaraton-zone62-lions-club.skynetblogs.be/

    ResponderEliminar