segunda-feira, 10 de maio de 2010

Vice-Governador eleito para o D115 CS 2010-2011





Companheiros,



Devemos sentir-nos orgulhosos pela determinação com que o nosso Companheiros Nuno Ferrão apresentou a sua candidatura a Vice-governador. Tendo vencido com larga margem de votos, aceitou assim continuar a SERVIR, de forma mais abrangente o movimento Lionístico.

É simultaneamente o Presidente eleito para o próximo AL, 2010-2011, reunindo assim duas funções que muito trabalho lhe trarão. Contamos por este motivo, mais que nunca, com a colaboração activa de todos os nossos Companheiros e Companheiras.

Não quisemos deixar de auscultar o sentir do candidato eleito, que em 20011-2012 desempenhará as funções de Governador do D115 CS, pelo que lhe colocámos algumas questões, às quais respondeu prontamente.

Companheiro Nuno Ferrão

Começo por lhe dar os meus sinceros parabéns pela sua eleição como Vice-governador para o AL 2010-1011. Foi sem dúvida um acto ponderado e de muita coragem.

Gostaria de lhe colocar algumas questões, vestindo a pele de “jornalista”. Perdoe-me o que não estiver bem, mas estou a desempenhar um papel para o qual não tenho qualquer habilitação.

Estas questões e as respectivas respostas serão transpostas no blog do Clube e no boletim de Abril/Maio.

1 – O que o levou a abraçar o movimento Lionístico em 1992?

Quando o Dr. Luís Graça me convidou para uns encontros com diversas pessoas da nossa cidade, talvez ainda em 1991, acedi de imediato por consideração para com tão distinto montijense. Embora nada soubesse sobre os Lions e estar na presença de pessoas de referência na terra, muitos deles com idade para serem meus pais, aceitei o desafio pois já estava ligado a instituições de serviço, tais como os escuteiros e a Misericórdia do Montijo.

2- Que motivação que o mantém activo durante todos estes anos no movimento?

Os Lions têm como objectivo apoiar quem mais precisa dentro das suas comunidades e promover princípios de harmonia e cidadania entre as pessoas. Embora nem sempre a minha vida me tenha permitido participar nas actividades desenvolvidas pelo Lions Clube do Montijo, revejo-me nos princípios do movimento e, por isso, tento participar naquilo que posso. A motivação advém da semelhança entre os valores, de serviço, que pautam a minha vida e que são a essência do lionismo.

3- O que pensa do Lions Clube do Montijo e do seu desempenho ao longo deste quase 18 anos?

Embora ainda pouco conhecido dos cidadãos, o Lions Clube do Montijo tem desenvolvido um conjunto de iniciativas muito meritórias, desde angariação de fundos a rastreios oftalmológicos, passando pela promoção dos valores da paz, entre outros. A evolução da sociedade e do próprios clube, impõem uma permanente atenção a novas realidades e a necessidade de novas iniciativas que vão ao seu encontro. O facto do clube ter como sócios pessoas respeitadas na cidade e com diversas experiências profissionais e de vida, ajuda o clube na prossecução dos seus objectivos.

4- Tem desempenhado cargos como membro do Gabinete e do DM. O que o motivou a aceitar esses cargos e quais as mais-valias para si e para o seu Clube?

A experiência que adquiri no Lions Clube do Montijo, especialmente após ter sido presidente no ano de 1997-1998, levou-me a ser convidado para integrar o gabinete de vários Governadores. É importante que cada Lion se aperceba da dinâmica do movimento e do Distrito 115 em que nos situamos. A troca de experiências com outros clubes e com diferentes Lions permite trazer para o nosso clube um conjunto de informação que é muito útil para a sua gestão e para a dinamização das suas actividades.

5- Já desempenhou o cargo de Presidente do Clube e volta a candidatar-se para o próximo ano. Atendendo a que também vai ser Vice-governador, como pensa conciliar ambos os cargos.

Face às contingências do nosso clube, havia um compromisso pessoal de assumir a sua presidência no ano 2010-2011. Exerci esse cargo há 13 anos atrás e muita coisa mudou desde então. Estou, sem dúvida, melhor preparado e tenho muitas ideias que gostaria de pôr em prática, com a ajuda de todos os sócios do clube, pois somos uma verdadeira equipa. A minha candidatura para 1º Vive-Governador foi uma surpresa e surgiu inesperadamente, em consequência da desistência do 2º Vice-Governador em se candidatar. Esta função é, essencialmente, de apoio ao Governador no exercício das suas funções. Julgo que com uma boa equipa na liderança do Lions Clube do Montijo e com organização, poderei conciliar as duas funções.

6- Que a vertente da comunidade pensa privilegiar o no próximo AL?

Para além da direcção do clube, tenciono criar algumas comissões que terão vários projectos. Irei convidar alguns sócios para presidir a essas comissões e tenho algumas ideias que gostaria de desenvolver, sem prejuízo das iniciativas que venham a surgir com origem nas próprias comissões. Em concreto, gostaria de aprofundar contactos e estabelecer parcerias com contornos sociais, nomeadamente com os deficientes (CERCIMA), os imigrantes (ASSIM) e a CPCJ. O ambiente será outra prioridade. Aproveitando o Ano Europeu da Biodiversidade, seria importante promover algumas palestras e efectuar visitas pedagógicas. A juventude terá um enfoque especial, promovendo parcerias com os vários grupos de escuteiros e tentando reactivar o Leo Club, de modo a incrementar a participação do Lions Clube do Montijo no Concurso Internacional do Cartaz da Paz, nos acampamentos juvenis e promovendo um conjunto de palestras sobre cidadania nas escolas. Finalmente, as actividades culturais, tão antigas no clube, e as relações públicas, serão também alvo de uma atenção especial, para além das actividades no âmbito da saúde, que grande sucesso têm tido em anos anteriores.

7 – As formações que tem realizado no país e fora dele têm sido importantes para si e para o movimento? Fale-nos um pouco acerca disso.

A presença em acções de formação no estrangeiro permite-nos ter uma percepção da força do lionismo no mundo e mais concretamente na Europa. São sempre momentos de enriquecimento pessoal e que reforçam a nossa motivação e o desejo de servirmos. Além disso, dão-nos ferramentas e ensinamentos que são muito úteis para a nossa actividade como Lions e como líderes na associação.

8- O que o motivou a candidatar-se a Vice-governador e consequentemente a Governador no Al 2011-2012?

Todos nós, Lions, temos o dever de contribuir para a manutenção, a continuidade e para o seu reforço do lionismo como agente activo no serviço à comunidade. Tal como dizia Baden-Powell, fundador do escutismo, devemos tentar deixar o mundo um pouco melhor do que o encontrámos. Embora a alma do lionismo esteja nos seus sócios e nos clubes, compete ao Governador ser um agente dinamizador e a “locomotiva” que puxa pelo grande comboio que é o movimento lion. Julgo que com as competências adquiridas, com o meu perfil e a minha juventude, poderei trazer um “sangue” novo ao movimento e contribuir para melhor alcançarmos os nossos objectivos.

9- Qual o apoio concreto que espera do seu Clube?

No ano em que o Clube do Montijo celebra os seus 20 anos de existência terá pela primeira vez um Governador. O apoio da minha mulher foi fundamental para me candidatar mas o entusiasmo unânime dos sócios do clube também me sensibilizou. O clube deverá estar dedicado à sua missão permanente de serviço à comunidade mas tentarei, em conjunto com o futuro presidente do clube, que os sócios me dêem também um apoio especial nas funções de Governador e na constituição do meu gabinete, pois embora seja um desafio pessoal não deixa de ser também o prestígio do Lions Clube do Montijo que está em causa e a ser escrutinado por todo o Distrito 115 em que nos integramos.

10- Fale-nos um pouco sobre o que se passou na Convenção que teve lugar em Braga.

Apresentei em Braga a minha candidatura a 1º Vice-Governador perante a Convenção Nacional do Distrito 115 Centro Sul. Senti que os companheiros Lions receberam bem as minhas palavras em especial as referentes ao meu contributo para baixar a média etária dos Governadores. Também durante os demais momentos das Convenções recebi vários estímulos de muitos Lions, o que me permite encarar com optimismo o futuro. O clima de harmonia e de verdadeiro companheirismo que aí se viveu será importante para o sucesso dos mandatos dos próximos Governadores.

Agradeço a sua colaboração e boa vontade.

CL Teresa Leite




Sem comentários:

Enviar um comentário