quarta-feira, 3 de março de 2010

Palestra - DEVEMOS TER MEDO DO ISLÃO?

No passado dia 26, 6ªfeira teve lugar a assembleia mensal do Clube, a qual se realizou na sua sede, como é já hábito há alguns anos. Para além do convívio quisemos dar um cunho diferente a estas assembleias e, desde o início do ano lionístico, realizámos mensalmente uma palestra sobre um tema da actualidade para os membros do Clube e convidados.
O tema do mês foi o Islão e tivemos como palestrante convidada a Dra. Margarida Santos Lopes, redactora principal do diário PÚBLICO onde trabalha desde a sua fundação.
Esta jornalista segue desde há 30 anos Israel e o mundo árabe e muçulmano (com reportagens na Argélia, Tunísia, Marrocos, Egipto, Síria, Líbano, Jordânia, Palestina, Irão, Iraque, Turquia e Sultanato de Omã).
Ganhou o prestigiado Prémio Norberto Lopes da Casa da Imprensa, no biénio 1992-93, por uma série de artigos intitulada “A Paz no Médio Oriente”.
Além de Dicionário do Islão, Palavras, Figuras e Histórias (Editorial Notícias), cuja segunda edição, completa e actualizada, será publicada em Setembro pela Oficina do Livro/Leya, é também autora de Arafat – A pedra que os palestinianos lançaram ao mundo (Edições PÚBLICO, 2004).
A Dra. Margarida teve a amabilidade, mais uma vez, mesmo com prejuízo da sua vida familiar, de estar presente novamente neste Clube, onde proferiu uma palestra, bem ao seu estilo entusiasta, sobre a questão "É de ter medo do Islão?".
Foi ouvida atentamente pelos companheiros presentes, tendo esclarecido várias questões enunciadas e desfeito várias ideias pré-concebidas.
Terminou a sua intervenção neste Clube com a promessa de indicar vários livros que podem ajudar a esclarecer todos os companheiros sobre este tema complexo e apaixonante.
Estamos muito agradecidos pela sua presença neste Clube.

Sem comentários:

Enviar um comentário