terça-feira, 8 de novembro de 2011






Dando seguimento à divulgação Lionística junto dos jovens os CCLL Nuno Ferrão e João Paulo Dinis visitaram mais um grupo de alunos da Escola Poeta Joaquim Sérgio.
Em diálogo com os alunos e com a apresentação de um filme foi animada uma aula sobre cidadania e serviço.
Consideramos esta, uma forma privilegiada de divulgar as ações, de serviço junto das camadas mais jovens.

2ª Reunião do Gabinete-O Círculo Virtuoso do Lionismo


Este círculo mostra-nos a evolução lógica de um clube rumo ao seu sucesso. Não nos diz como o fazer mas coloca a sua ênfase em dois factores críticos de sucesso: o companheirismo e a satisfação (PID Bruno Ahlqvist – Suécia).

O Circulo Virtuoso do Lionismo

(Uma sequência lógica de acontecimentos tendentes ao crescimento do número de sócios, construindo um futuro brilhante)

Apresentação dos passos do círculo

Quando os membros de um clube se sentem alegres e existe um espírito de amizade e de sã camaradagem entre todos os sócios, eles ficarão satisfeitos em participar nas reuniões e nas actividades do clube.
Eles têm, por isso, uma elevada participação nas actividades realizadas pelo clube. Esta elevada participação é a melhor forma de aparecerem novas ideias. Os sócios analisam estas novas ideias e desenvolvem as melhores, criando novas boas actividades.
Quando estas actividades se concretizam com sucesso, o companheirismo cresce ainda mais e os sócios sentem-se satisfeitos e realizados por terem efectuado algo de positivo em prol da comunidade (recordamos que uma importante razão para as pessoas aderirem a um Club Lion é a sua expectativa de satisfação – se isso não acontece o sócio abandona o movimento).
Esta satisfação contribui para uma maior motivação e interesse dos sócios do clube. As grandes actividades e a participação empenhada dos Lions são notícias que se espalham pela comunidade onde se inserem. Desta forma, o interesse e a curiosidade começa a crescer pelos não-membros dos Lions. As pessoas falam dos Lions e os media, em especial os jornais locais, relatam iniciativas de sucesso. Deste modo, outras pessoas quererão partilhar o companheirismo e a satisfação de ser Lion. Eles pretenderão tornar-se membros.
Concluímos, assim, a primeira volta do Circulo Virtuoso e iniciamos a segunda volta com mais membros, mais publicidade, maior companheirismo e satisfação. O clube está a crescer. Um novo clube pode ser fundado onde os seus sócios se sintam felizes e num espírito de amizade e companheirismo. O Circulo Virtuoso transforma-se numa espiral positiva.

O São Companheirismo – Quando nós entramos no círculo

O que é o bom companheirismo ? quando e como ele é criado ? quando nos sentimos confortáveis, seguros e felizes entre pessoas que conhecemos bem. Quando entramos para um Clube Lion há provavelmente alguns membros que nós já conhecíamos – pelo menos conhecemos o nosso padrinho.
Pelo menos, os Objectivos e o Código de Ética dos Lions tem de ser do conhecimento geral e aceites por todos os sócios. Depois, o mais importante é que cada membro conheça bem os demais. Por norma, os novos sócios são apresentados com alguma profundidade ao clube. Mas o inverso também sucede ? isto é, os sócios já existentes são devidamente apresentados ao novo sócio ?
Quando todos se conhecem bem é possível haver uma discussão aberta e frutuosa sobre os assuntos mais controversos. É possível expressar opiniões divergentes e continuarmos amigos.
Apresentações sobre assuntos de interesse são recomendáveis em todas as assembleias. Um programa interessante pode consistir em haver um convidado especial para falar sobre assuntos não lionísticos, uma apresentação audio-visual de uma actividade Lion, ou até a apresentação de um tema por um dos sócios do clube. O Boletim do Clube poderá ser uma forma de manter os sócios mais unidos e informados.
Os clubes devem tentar que os sócios tenham diferentes idades. É a melhor forma de assegurar a sua continuidade. Todos os clubes têm a sua própria cultura, tradições e rotinas. Devemos cultivá-las e melhorá-las – não devemos ser negligentes sobre isso.
Um clube que proporciona bom companheirismo é um clube:
  • Onde os seus membros se conhecem bem
  • Que tem actividades interessantes
  • Que tem sócios de diferentes faixas etárias
  • Que cultiva as suas próprias tradições
Uma elevada participação dos sócios nas reuniões demonstra que apreciam um bom companheirismo.

Procuremos as Boas Ideias

Devemos tentar construir duas ou três ideias para as apresentar ao clube, o que seria muito positivo. As melhores ideias surgem, muitas vezes, durante as conversas à refeição ou enquanto aguardamos o seu início. Que tal um “Comité de Ideias” no seu clube ? as pessoas teriam a função de anotar, avaliar e desenvolver ideias para objectivos concretos, substituindo actividades desgastadas.
Não devemos ter receio das grandes actividades. Elas dão-nos muito trabalho mas dão muito resultado. As pequenas actividades dão o mesmo trabalho mas pobres resultados. Os Lions têm uma boa reputação; portanto, nós temos a possibilidade de realizar grandes actividades, pois algumas portas serão abertas em resultado do nosso reconhecimento, e elas serão mais facilmente noticiadas na sociedade pois foram executadas por pessoas de boa reputação.

Satisfação

Nós atraímos – e mantemos – os nossos sócios não somente em competição com outros clubes e associações mas também em confronto com outras actividades de tempos livres. O que é que nós podemos oferecer nesta dura competição ? como é que interpretamos os Objectivos dos Lions e o seu Código de Ética e como é que cumprimos todos os Objectivos ?
Se nós tivermos apresentado adequadamente o nosso Clube Lion aos novos sócios, nós criámos neles as expectativas correctas de forma a que a sua contribuição para o clube lhe dará a esperada satisfação – o sentimento de ter feito algo positivo no seu tempo livre. A satisfação reforça o bom companheirismo quando algo é alcançado num esforço conjunto com outros sócios.
A chave para o sucesso é a experiência adquirida e a avaliação correcta do que fazemos. O que acontece então ? o que é que alcançámos ? como podemos fazer melhor ? encontremo-nos com os destinatários das nossas actividades de ajuda: no local, como convidados para as nossas assembleias, ou vendo um filme sobre a actividade. Convidemos os jovens que enviámos para os campos da juventude de Lions International para falarem sobre as suas experiências !
Não devemos esperar pela informação. Devemos procurá-la ! No final das actividades devemos falar delas com os nossos amigos e na comunicação social.

Os Sócios – O único recurso

É normal que antes de um novo sócio ser convidado para o clube, seja presente aos seus membros. Ora, é muito importante que os sócios se apresentem também a si próprios para criar um clima de familiaridade com o novo sócio. O papel do padrinho é muito importante.
Não devemos referir-nos ao novo sócio com o facto de ele ser novo. Todos os sócios são membros do clube de pleno direito, fazendo parte da Direcção ou de comissões. Não são, portanto, espectadores mas sim Lions de trabalho. Não devemos permitir que os membros de cada comité sejam permanentes. Devemos fazer com que os membros alterem o seu tipo de responsabilidades e se conheçam melhor entre si.
Tentar equilibrar a mistura de idades do clube pois será uma forma de ter uma mais variada diversidade de experiências e conhecimentos entre os seus sócios. Procuremos sócios de qualidade.
Relembremos o nosso Código de Ética: Ser comedido na crítica e fácil no elogio, construir e não destruir. Desta forma, o Circulo Virtuoso será cada vez maior e conduzir-nos-á a um Futuro Brilhante.

Autor - PID Bruno Ahlqvist

Tradução e adaptação - DG Nuno Ferrão – (Julho 2011)

Objectivos do DG Nuno Ferrão para 201-2012

OBJECTIVOS do GOVERNADOR

NUNO FERRÃO

Ano Lionístico 2011-2012

  • Plantação de 300 árvores por Região;
  • Participação de 50% dos Clubes, em cada Região, no Concurso Internacional do Cartaz sobre a Paz (15 de Novembro, data limite);
  • Participação de 20% dos Clubes, em cada Região, na comemoração do Dia Mundial da Luta Contra a Diabetes (14 de Novembro);
  • 80% dos Clubes, em cada Região, devem ter um assessor para as relações públicas: Revista Lion, Lionsletter e media locais;
  • 80% dos Clubes, em cada Região, devem ter um e-mail com o endereço lionsclubes.pt;
  • 80% dos Clubes, em cada Região, devem ter as actividades e os informes em dia no site WMMR(atraso inferior a 30 dias);
  • 80% dos Clubes, em cada Região, publiquem dois artigos na imprensa local, ao longo do ano;
  • 50% dos Clubes, em cada Região, façam uma apresentação sobre Serviço/Solidariedade numa escola;
  • Uma apresentação da equipa GMT por Divisão, destinada a não Lions;
  • 40% de Clubes de excelência, em cada Região;
  • Angariação de € 7, para a Fundação Lions Internacional, por cada sócio do Clube (avaliação por Divisão;
  • Fundação de 3 novos Clubes no Distrito;
  • Entrada de 140 novos sócios nos Clubes actuais (média de 2,4 por clube).

Programa do DG Nuno Ferrão para 2011-2012





O Lions Clube do Montijo recebeu do seu Governador vários documentos, entre eles o programa para 2011-2012.

ANO 2011-2012

PROGRAMA

1) Promover os Objectivos da Associação Internacional e o Programa do Presidente Internacional Wing-Kun Tam;

2) Promover a Fundação Lions Clubs Internacional e todas as actividades de serviço da Associação Internacional;

3) Realizar uma acção informativa para todos os membros do Gabinete, no início do ano lionístico;

4) Estabelecer objectivos e metas entre os membros do Gabinete, para uma melhor organização das funções a desempenhar;

5) Estimular os contactos entre os Clubes e o Gabinete, e vice-versa, de forma a alcançar uma excelente circulação da informação e dos conhecimentos;

6) Promover acções de divulgação do Lionismo, com a colaboração das equipas GMT e GLT, em todas as Divisões, incluindo as destinadas aos jovens;

7) Realizar sessões informativas para os Clubes, de modo a esclarecer sobre o correcto uso do site de Lions Clubs International, quer ao nível administrativo, quer de movimento de sócios ou de actividades;

8) Promover a formação de quadros lionísticos, a nível de Clube e a nível Distrital;

9) Participar em actividades promovidas pelos Clubes, encorajando-os na sua missão e na divulgação do lionismo nas suas comunidades;

10) Acompanhar prioritariamente a recuperação de Clubes em crise;

11) Visitar todos os Clubes do Distrito, individualmente ou em grupo, preferencialmente em reuniões de trabalho ou em actividades por eles desenvolvidas;

12) Incentivar a participação dos associados nos cursos anuais promovidos pela Associação Internacional;

13) Sensibilizar os Clubes para a importância das relações públicas como forma de dar a conhecer as suas iniciativas à sociedade, valorizando também as dirigidas aos jovens;

14) Fomentar a fundação de novos Clubes e o aumento do quadro social dos Clubes existentes, como resposta às carências actuais sentidas na sociedade;

15) Apoiar os Leos Clubes e contribuir para a sua expansão.