Museu da Ciência da UC realiza colóquio "O Desperdício dos Desperdícios" dia 16 de Junho
José Xavier, do Instituto do Mar da UC, vai abrir o colóquio para falar da importância da gestão da pesca |
O desafio lançado aos participantes nesta iniciativa denominada "O Desperdício dos Desperdícios" é salvar o planeta com pequenos gestos, pelo que vão ser dados a conhecer algumas dicas que poderão contribuir para um mundo melhor.
A abrir o programa do colóquio, pelas 15h00, o investigador José Xavier, do Instituto do Mar da UC, vai explicar que perigos correm hoje os oceanos e revelar o que pode ser feito para se garantir a sua sustentabilidade. "O peixe é um elemento essencial para uma dieta equilibrada, mas está a ser cada vez mais difícil apanhá-lo. Temos de ir mais longe e mais fundo para o encontrarmos. Temos de perceber que quando tomamos uma decisão tão simples como a de escolher um peixe para comer, estamos a influenciar a gestão da nossa pesca", explica o investigador.
Depois de uma incursão pela preservação dos oceanos, será a vez de António Veiga Simão, director do Departamento do Ambiente da Câmara Municipal de Coimbra, revelar o que é que a autarquia está a fazer para garantir o tratamento dos resíduos produzidos no concelho.
APPACDM de Coimbra dá exemplo
A APPACDM foi a primeira instituição em Coimbra a legalizar-se para a recolha de óleos alimentares usados |
“O trabalho é feito por jovens com deficiência mental que recebem o seu ordenado. Simultaneamente, reciclamos outros materiais entre os quais tinteiros e tonners relativamente aos quais temos também uma rede extensa de recolha", avança a responsável.
Mas porque um bom exemplo não basta para se assegurar a preservação do planeta, Raul Henriques, do projecto "Limpar Portugal", vai também explicar no Museu da Ciência como é possível mobilizar todo um país para uma iniciativa em prol do ambiente. "O sentido de cidadania está adormecido, mas não morreu", reconhece Raul Henriques.
O colóquio "O Desperdício dos Desperdícios" contará ainda com a intervenção de Adelaide Chichorro, da Quercus, que dará alguns conselhos para se salvar o planeta através de pequenos gestos do quotidiano.
In Ciência Hoje