quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Mensagem do Presidente do Conselho da Fundação Lions Clubs International sobre o Haiti


Prezado Companheiro Leão:

Maureen e eu acabamos de retornar do Haiti onde lideramos uma equipe de Leões e Leos para a distribuição de suprimentos de atendimento imediato. Ficamos com lágrimas nos olhos ao vermos as pessoas desesperadas, porém, nós Leões continuamos no nosso compromisso de atender tais necessidades neste momento e em anos futuros.

Primeiramente, gostaria de agradecer-lhe pela sua enorme generosidade. Lions Hope for Haiti (Lions Levando Esperança ao Haiti) já mobilizou mais de US$1,8 milhão até o momento. Quando receber esta mensagem, tenho certeza que teremos arrecadado ainda mais.

Quando no Haiti, nos reunimos com os Leões locais para traçar um plano de ajuda imediata e de reconstrução a longo prazo. Eles nomearam um comitê e estão no processo de determinar como serão os esforços de atendimento emergencial a longo prazo.

A Fundação está fazendo parceria com os Leões da Suécia para providenciarem 200 barracas para abrigar os que ficaram sem teto, como também como abrigo aos trabalhadores dos escombros. Os Leões do Haiti estabeleceram três "cidades de barracas" na área de Port au Prince, onde prestam atendimento de emergência. Neste final de semana, os Leões entregaram suprimentos adicionais de atendimento vindos da República Dominicana.

Lançamos uma seção sobre o Haiti no Website de LCI, contendo fotos, vídeos e notícias. Conforme recebermos informações adicionais, elas serão acrescentadas no Website. http://lionsclubs.org/EN/lci-foundation/haiti-relief/ihttp://www.lionsclubs.org/PO/news-and-events/newsroom/release-96.php

Peço que faça uma doação making a donation to LCIF para ajudar as vítimas desta catástrofe. Os Leões do Haiti muito apreciam o seu apoio para que possam continuar prestando serviços.

O Presidente de Divisão, William Eliacin, que antes estava desesperado, está agora esperançoso e agradecido em nome do povo do Haiti, quando ficou sabendo do fantástico apoio enviado por todos os Leões do mundo.

Disse ele: "Queremos mostrar aos Leões e ao povo do Haiti que Lions Clubs International é uma organização extraordinária, que estamos sempre presentes e que o nosso lema é "Nós Servimos". Servimos aos nossos companheiros, aos nossos irmãos necessitados. É por essa razão que estamos aqui. Portanto, faço um apelo a você. Pode contar conosco, pois muito poderemos fazer se obtivermos a sua contribuição para ajudarmos aos mais necessitados".

Tenha certeza de que LCIF destinará 100% das doações diretamente para ajudar no atendimento de emergência no Haiti. Graças à LICF, os Leões de todo o mundo estão oferecendo ajuda à população carente.

Juntos, Nós Servimos.

Al Brandel

Presidente do Conselho da Fundação de Lions Clubs International



Palestra - DEVEMOS TER MEDO DO ISLÃO?


ASSEMBLEIA COM JANTAR E PALESTRA
Mais uma vez a Dra. Margarida Santos Lopes acedeu ao pedido feito pelo Lions Clube do Montijo para nos lembrar e dar a conhecer situações e maneiras de viver diferentes, abrir um pouco os horizontes sobre a perspectiva que todos temos sobre o mundo islâmico.
Esta jornalista, redactora principal para o Médio Oriente no Jornal O Público, é uma comunicadora de excepcional qualidade, o que já foi comprovado pelas apresentações que fez em vários ocasiões, entre as quais algumas promovidas pelos Lions. Escritora dedicada ao Islão, tem uma visão sobre o mundo muçulmano que consegue transmitir, desmistificando algumas ideias preconcebidas e sem fundamento.
É pois com a Dra. Margarida que teremos o prazer de conviver no próximo dia 26 de Fevereiro, na assembleia de jantar do Lions Clube do Montijo, às 20h30, na sua sede.
Quem quiser juntar-se a nós poderá marcar a sua presença até ao dia 20, data a partir da qual não poderemos garantir a presença, devido ao espaço disponível na sala.

TERMINOU O RASTREIO VISUAL


Pelo 10º ano consecutivo, o Lions Clube do Montijo realizou o rastreio visual a todos os alunos do 1º ano, do 1º ciclo do ensino básico, com o apoio da APPV, através do seu técnico, o senhor Carlos Octávio e dos Companheiros José Manuel Sarreira Lopes e Joaquim Caeiro. Só com o espírito de serviço que os intervenientes têm demonstrado, é possível realizar esta actividade durante 1o anos.
É uma actividade de grande impacto na comunidade pois não podemos esquecer a sua abrangência no espaço, no tempo e no número de alunos observados.
É importante referir a localização das escolas, num concelho constituído por áreas tão distantes entre si, o tempo despendido, tendo em conta que o rastreio teve início no dia 4 de Janeiro e terminou no dia 29 e o número de escolas receptivas à actividade.
Foram observados 459 alunos, distribuídos por 21 escolas. Destes, 79 foram aconselhados a consultar um médico oftalmologista, havendo a considerar a existência de 36 alunos carenciados.
O processo não está terminado. Os alunos aqui referenciados como carenciados serão observados pelos serviços de oftalmologia da União Mutualista Nossa Senhora da Conceição, através de um protocolo existente com a Câmara Municipal do Montijo.
Posteriormente, aos alunos carenciados serão oferecidos os óculos pela Junta de Freguesia do Montijo e pelo Lions Clube do Montijo.
A todas as Escolas foi entregue um diploma que constituirá uma referência para a actividade realizada há 10 anos.
A todos os intervenientes na actividade agradecemos o serviço prestado à comunidade.